Carregando agora
×

Palavras abraçantes, a literatura negro-afetiva de Sonia Rosa comemora 30 anos

Sônia Rosa - Paixão de Ler

Palavras abraçantes, a literatura negro-afetiva de Sonia Rosa comemora 30 anos

O livro infantil é uma forma de apresentar ideias para as crianças, daí a responsabilidade do adulto ao escolher um livro para elas. Desde a publicação de sua primeira obra, a escritora carioca Sonia Rosa se dedica a fortalecer a autoestima de crianças, jovens e adolescentes negras e negros, trabalho muito importante na sociedade em que vivemos. Do ponto de vista da igualdade, sabemos que ainda existe o racismo no Brasil, e a literatura certamente é uma aliada na formação de leitores mais informados sobre a ancestralidade negra.

Com mais de 60 livros publicados, Sonia Rosa comemora em setembro, três décadas de sua literatura com afeto, respeito e amor. O Sarau Palavras Abraçantes: 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa, acontece no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), espaço cultural da cidade do Rio de Janeiro que abriga desde 2024, uma sala de leitura em homenagem à escritora.

Sonia Rosa é educadora por formação e escritora por vocação. Formada em Pedagogia e Mestre em Relações Étnico-Raciais, criou o conceito de literatura negro-afetiva para dar nome à sua forma de colocar personagens negros em papel de destaque, vivenciando com protagonismo suas próprias histórias, resgatando valores como afeto, pertencimento, autoestima e identidade. É referência na literatura infantojuvenil brasileira e ocupa lugar de destaque na luta antirracista por meio da palavra.

A literatura negro-afetiva de Sonia Rosa costuma dizer que a leitura sempre alimenta as ideias, e os livros de literatura formam mentalidades. Em 2020, dois de seus títulos foram selecionados no programa Leia Para Uma Criança. Cerca de 1 milhão de exemplares de cada uma das obras selecionadas foram distribuídas gratuitamente a organizações da sociedade civil, bibliotecas comunitárias e órgãos públicos, com foco em municípios com altos índices de vulnerabilidade social.

O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Ao colocar personagens negros no centro de suas narrativas, a escritora contribui com a Lei 10.639 de 2003, que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares. Esta lei ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
Todas as infâncias importam! Todos contra o racismo!

Sobre o Sarau Palavras Abraçantes – 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa:

Com recursos do edital “Viva o Talento – edição Rio Capital Mundial do Livro”, o sarau Palavras Abraçantes terá a participação de escritores que também se dedicam à infância e ao protagonismo negro. Eles foram convidados para falar sobre seus trabalhos, ler e performar trechos das obras de Sonia Rosa. Além do Sarau, a programação nesse dia inclui sessão de autógrafos, venda de livros, roda de conversa e uma confraternização com o público presente.

SERVIÇO:
Sarau Palavras Abraçantes – 30 anos da literatura negro-afetiva de Sonia Rosa
Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – Rio de Janeiro – RJ
Data: 6 de setembro de 2025
Horário: A partir das 16h
Atividades: Sarau literário com escritores convidados, sessão de autógrafos, venda de livros e confraternização com o público
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Para saber mais sobre a autora acesse https://www.escritorasoniarosa.com.br

Compartilhe...

Publicar comentário