Carregando agora
×

Banda T-Remotto lança primeiro videoclipe com histórias de resistência e criatividade em Nova Iguaçu

T-Remotto

Banda T-Remotto lança primeiro videoclipe com histórias de resistência e criatividade em Nova Iguaçu

O cenário cultural de Nova Iguaçu acaba de ganhar um novo marco: o lançamento do videoclipe “Heróis do Gueto”, da banda T-Remotto, que há anos é referência musical no bairro de Nova Era, em Nova Iguaçu, de onde são crias. O trabalho foi contemplado no Edital de Fomento à Produção Audiovisual nº 3/2023, da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu.

O clipe foi lançado oficialmente em 2024, durante o Sarau Poetas Compulsivos, no Quilombo Enraizados, em Morro Agudo, mas só chegou ao YouTube, no canal da Hulle Brasil, hoje. Literalmente hoje, junto com essa matéria.

A estreia digital reacendeu as memórias e curiosidades por trás da produção, que envolveu improvisos, imprevistos e muita criatividade coletiva.

Uma banda com laços de família

Formada majoritariamente por primos, a T-Remotto tem no vocalista e no baterista os únicos integrantes de fora da família. Os dois guitarristas e o baixista tocam juntos há anos, mas nunca haviam gravado um videoclipe. A aproximação com Dudu de Morro Agudo (eu), em 2019, levou a banda a ensaiar intensamente para uma apresentação no Rock in Rio e, a partir dali, surgiram conexões e reconexões que se expandiram até chegar à ideia do clipe.

WhatsApp-Image-2025-08-20-at-08.02.24-scaled-e1755752628282-1024x638 Banda T-Remotto lança primeiro videoclipe com histórias de resistência e criatividade em Nova Iguaçu
Banda T-Remotto

Gravações entre chuvas e drones

As filmagens aconteceram em Nova Iguaçu, entre a pista de skate da Via Light (berço do movimento “Musicação na Pista”), a Serra do Vulcão e a Cabana do Vulcão. Sob a direção e roteiro de Samuel Azevedo, a equipe contou com Higordão e Josy Antunes na câmera e edição, além da minha contribuição na direção… do carro, não do videoclipe.

As condições climáticas complicaram a gravação: chovia forte, depois parava, e assim sucessivamente. Foi preciso aproveitar os intervalos para captar as cenas. Além das dificuldades com o tempo, uma pane na câmera Blackmagic de Higordão fez com que parte das imagens se perdesse (o que descobrimos somente depois). O que poderia ter sido um desastre foi transformado em solução criativa: sobreposições, imagens de drone e câmeras auxiliares deram nova estética ao material.

Lançamento surpresa e impacto coletivo

O lançamento trouxe outra reviravolta: Samuel, popularmente conhecido como Samuca Azevedo, não avisou a equipe de produção previamente que o videoclipe seria lançado durante o sarau. O anúncio de última hora obrigou a equipe a adaptar o evento, mas ainda assim conseguimos inserir no flyer de divulgação do sarau. Mais um fato interessante: a banda só assistiu ao videoclipe no dia do lançamento, ou seja, no mesmo dia que o público. O que causou espanto em alguns.

Heróis do gueto em cena

Apesar dos obstáculos, o resultado surpreendeu. Samuca Azevedo buscou retratar os “heróis do gueto”, figuras reais da periferia constantemente silenciadas, mas que resistem no cotidiano. O videoclipe contrapõe o caos urbano de Nova Iguaçu com momentos de paz e respiro, trazendo uma leitura singular da cidade, onde essas realidades coexistem.

Além de marcar o primeiro videoclipe da banda T-Remotto, “Heróis do Gueto” também inaugura uma nova fase da Hulle Brasil, que aposta no fortalecimento da cena independente. Vale lembrar ainda que o projeto quase não saiu do papel: inicialmente não aprovado, só ganhou vida quando Samuca Azevedo foi convocado como suplente no edital.

Com essa estreia, a banda dá um passo histórico em sua trajetória e abre caminho para novos projetos audiovisuais que prometem ecoar pela Baixada Fluminense e além.

HERÓIS DO GUETO

Decifrar paredes que falam
Derrubar os muros que calam
Reaprender as frases da reza
Joelhos cansam esperando a preza

Olhos no futuro, pés no presente
Sangue novo exibe a direção
Lágrimas ofuscam os esquecidos
Oferecem alvo, arma e munição

Quem comanda é a referência
Heróis do gueto

Vários poetas declamando nas vielas
O som da rua é melodia e dor
Tiros em cadência, num compasso torto
Gritos de socorro, solo protetor

Quem comanda é a referência

📌 Heróis do Gueto – Banda Terremoto
🎥 Direção e Roteiro: Samuel Azevedo
🎬 Câmera e Edição: Higordão e Josy Antunes
📍 Filmado em: Via Light, Serra do Vulcão e Cabana do Vulcão – Nova Iguaçu/RJ
🔗 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B98Hru62dkY

✍🏾 Letra e Voz: Rogério Sylp
🎼 Contra Baixo: Dom Ramon
🎼 Guitarra: Spycker
🎼 Guitarra: Ghile
🎼 Bateria: Rob

🚨 Se inscreva no canal:    / @canaltremottooficial  

📲 Siga T-Remotto no Instagram:   / tremottooficial  

🎧 Ouça em todas as plataformas digitais: https://open.spotify.com/intl-pt/arti…

 

Compartilhe...

Dudu de Morro Agudo é rapper, educador popular e doutor em Educação. Fundador do Instituto Enraizados, é referência na articulação entre hip hop, formação políticas. Criador da metodologia RapLab, já levou seu trabalho para escolas no Brasil, França e nos Estados Unidos, e apresentou pesquisas em eventos internacionais. Com discos, livros e documentários no currículo, sua trajetória conecta arte, educação e transformação social a partir de Morro Agudo, Nova Iguaçu.

1 comentário

Publicar comentário